É a segunda língua mais difundida no mundo na comunicação internacional depois do inglês, e é uma das mais prometedoras.
domingo, 30 de outubro de 2011
EEEP CAPELÃO FREI ORLANDO REALIZA O I SIMPÓSIO DE LÍNGUAS ESTRANGEIRAS
É a segunda língua mais difundida no mundo na comunicação internacional depois do inglês, e é uma das mais prometedoras.
quarta-feira, 5 de outubro de 2011
Microsoft Students to Business (S2B)
Uma breve explicação de como funciona o projeto desenvolvida pela Microsoft :
O Students to Business faz parte das iniciativas de Cidadania Corporativa da Microsoft Brasil. Os participantes recebem licenças para download gratuito dos softwares utilizados nos treinamentos para dar continuidade prática do conteúdo aprendido utilizando o computador pessoal.
A iniciativa também conta com o apoio de empresas que demandam mão de obra especializada e que oferecem oportunidades de emprego ou estágio ao final da capacitação.
O objetivo da iniciativa é auxiliar e formar jovens interessados em seguir carreira na área de TI a conquistar boas oportunidades no mercado.
Os alunos serão capacitados em uma das tecnologias Microsoft, nas áreas de Desenvolvimento de Software, Infraestrutura, Banco de Dados (DBAs), Criação de Websites ou CRM (Dynamics), de acordo com a disponibilidade do curso na localidade escolhida.
Texto : Blog do Prof. Luiz Eduardo Guarino
Fotos: Ebson Gomes
segunda-feira, 3 de outubro de 2011
Produção sobre História de Canindé desenvolvida pelos estudantes da Escola Profissional
Durante a História da Humanidade e do Brasil, muitos grupos sociais deixaram sua marca de contribuição na formação de nossa sociedade, marcas essas, que estão presentes no meio em que vivemos, nas casas, nas igrejas, nas expressões culturais. Muitos desses acontecimentos são lembrados e outros não, pois a maioria destes legados foi deixado por pessoas simples, gente comum, que por muito tempo ficaram silenciadas e esquecidas da memória do povo e através dos Patrimônios Culturais serão lembradas.
Foi pensando nessas problematização, que os alunos da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, procuraram transformar uma sonho em realidade, provando que “quem sabe faz a hora não espera acontecer “, nasceu assim o Projeto Memória e Identidade conhecendo nossa História, um sonho da época da Faculdade, com o intuito de desenvolver uma Educação Patrimonial, valorizando assim a história canindeense.
Foi desse projeto elaborado e enviado para FUNCAP, Fundação Cearense de Apoio a Pesquisa, aprovado e iniciando assim as aulas e pesquisas realizadas com os alunos. O objetivo foi estudar a História de Canindé por meio do Patrimônio Cultural.
A Meta foi alcançada, os estudantes tiveram contato com a produção de trabalhados científicos, os quais exigiam uma leitura interpretativa e uma escrita crítica do que pensam sobre o que leem, somado a tudo isso, o principal objetivo foi alcançado: Um maior envolvimento de uma educação patrimonial, valorizando a história de nossa cidade, a história de nosso povo.
Educador Cristiano – EEEP Frei Orlando(Coordenador do Projeto)
Escola Profissional protagoniza a ideia de Criação do Museu Virtual de História de Canindé
Os estudantes de Informática e Hospedagem integrarão atividades juntamente com os professores Coordenadores de Curso no Projeto de Criação do Museu Virtual de História de Canindé.
Nosso lugar tem uma história muito curiosa e rica de contribuição na formação de estudantes, e a nível local existem profissionais interessados em construir um acervo histórico e buscam diversos espaços de exposição. Dentre esses historiadores temos Augusto Cesar Magalhães Pinto, Júlio Cesar Marques Ferreira Lima(Alemão), Padre Neri Feitosa, dentre outras personalidades que dedicam um tempo precioso de suas vidas como pesquisadores de nossa história. Os pesquisadores também terão um espaço exclusivo dedicado a apresentação de suas biografias e pesquisas.
Durante as atividades de campo a Escola Profissional vem coletando imagens, especialmente da Festa 2011 que já postaremos como ilustração da ideia.
Estudantes do Curso Técnico em Hospedagem participam das atividades da Festa de São Francisco como Informantes Turísticos
Os estudantes do Curso Técnico em Hospedagem
participam da Festa de São Francisco 2011 como Informantes Turísticos. A atividade é desenvolvida em grupos situados na Praça da Basílica, Igreja das Dores, Museu e Estátua de São Francisco. Em cada ponto as atividades estão vinculadas a informações a romeiros e visitantes, direcionamento e acolhida aos visitantes e romeiros, e no ponto específico da Estátua de São Francisco, os estudantes montaram dentro da própria tenda uma exposição contando um pouco da história e processo de construção do monumento religioso. A estátua de São Francisco das Chagas, inaugurada em 04 de Outubro de 2005 está situada no inculados Alto do Moinho, o bairro mais elevado da cidade, e pode ser vista por todos que se aproximam da Meca Nordestina. A exposição foi uma ideia dos estudantes do Curso de Hospedagem que perceberam a necessidade a partir das indagações e curiosidades dos visitantes.
Os estudantes que realizam e atividade de informante turístico afirmam que a exposição atrai a atenção dos visitantes e promovem um diálogo entre visitantes e estudantes, especialmente sobre o levantamento de curiosidades de ordem estrutural do momento e vinculadas também a fé do romeiro.
Para a participação no projeto, os estudantes do 2º ano de Hospedagem realizaram um curso de formação em horário extra escolar com o estudantes do 1º ano. O curso desenvolveu abordagem histórica sobre Canindé e a experiência já vivenciada pela turma de 2º ano.
A escola contou também com a contribuição de Júlio César (Alemão) em atividades de formação sobre história de Canindé.
As atividades tem acompanhamento de educadores como o Coordenador de Curso, Educador Ronaldo, Educadoras Lidiana, Leidiane, Francisquinha Colares e Coordenadora Escolar Kátia. Cada grupo tem um protagonista coordenador de equipe.
domingo, 2 de outubro de 2011
Guias de Turismo colaborando no Museu de Canindé!
Em Agosto os alunos do 3° ano iniciaram seus estágios supervisionados e um dos locais concedentes para os futuros técnicos de turismo foi o museu de Canindé. Neste setor os estudantes estão desenvolvendo um projeto de registro de inventário do museu que consiste na enumeração e descrição dos objetos de acordo com suas classes e sub - classes além das atividades de guiamente características do curso contando também com a elaboração de artigo científico e a criação do ambiente virtual do museu.
A opinião geral dos estudantes é de que neste período da Festa de São Francisco devido o aumento do fluxo a aprendizagem se torna mais produtiva contribuindo assim para aquisição ou para colocar em práticas habilidades relativas ao curso de técnico de Turismo.
Para o estudante Glauton José: Em suma, o conhecimento adquirido através do relacionamento com diversos visitantes de diferentes níveis socioeconômicos possibilita maior experiência para futuras aplicações no mercado trabalho.