sexta-feira, 29 de maio de 2009

PROJETO DE COLETA SELETIVA DO LIXO


Estudantes realizam a Coleta Seletiva do Lixo com o envolvimento de professores e participação de pais de alunos. A coleta seletiva é realizada em dias alternados por equipes diversificadas envolvendo os estudantes do 1º ano de Informática, Comérico e Turismo e 9º anos. O projeto é desenvolvido com muito entusiasmo e responsabilidade social.
Publicaremos mais notícias em breve...

POSSE DO CONSELHO ESCOLAR E UNIDADE EXECUTORA






No dia 28 de Maio realizamos um momento formal com participação de todos membros integrantes e representantes do Conselho Escolar e Unidade Executora Capelão Frei Orlando.
A escola está muito bem representada por segmentos.
Na ocasião A diretora da escola Taylana dirigiu uma mensagem de acolhida e otimismo em relação ao trabalho a ser desenvolvido pela unidade executora e conselho, a partir da reflexão da mensagem OPÇÕES.
O Presidente do Conselho Escolar Ney Alcântara, o Vice-presidente da Unidade Executora Aremilson Freitas, e a Suplente do Conselho Fiscal da Unidade Executora, Iris Rodrigues e Maria das Dores Rocha, Presidenta do Conselho Fiscal, dirigiram uma mensagem consolidando a co-responsabilidade nas ações escolares.

quinta-feira, 28 de maio de 2009

PROFESSORES EM ATIVIDADES DE PLANEJAMENTO



Os professores da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando em momentos de planejamento, oficina interdisciplinar e formação continuada.
Parabéns pelo trabalho de cada um, representando um salto importante e significativo na qualidade do ensino em nossa escola!
Diretora da EEEP Capelão Frei Orlando- Taylana Queiroz

ALUNOS TRABALHAM COM A COLETA SELETIVA DO LIXO: AÇÃO DO PROJETO PLANTANDO VIDAS




Estudantes realizam a Coleta Seletiva do Lixo com o envolvimento de professores e participação de pais de alunos. A coleta seletiva é realizada em dias alternados por equipes diversificadas envolvendo os estudantes do 1º ano de Informática, Comérico e Turismo e 9º anos. O projeto é desenvolvido com muito entusiasmo e responsabilidade social.
Publicaremos mais notícias em breve...

AULA INAUGURAL DO CURSO PRE-VEST






O primeiro dia de atividades dos estudantes do curso pré-vestibular da Estadual Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando foi no dia 26 de Maio. A programação foi bastante atrativa, iniciando com apresentação musical de violino realizada na recepção do estudantes, e ainda na ocasião o intervalo foi animado pelos professores Ademildo e Gerusiana com música e mensagem de boas. A aluna Euline de turma de pré-vest participou apresentando a música Conquistando o Impossível.
A direção da escola fez acolhida dos estudantes em cada turma abordando aspectos dos estudos na preparação para o vestibular.

AULAS DE HISTÓRIA SOBRE O EGITO ANTIGO






O professor Cristiano e a turma de Informática B, trabalharam com muita criatividade através de seminário. Os estudantes apresentaram os resultados dos estudos dirigidos nas equipes de trabalho, utilizando a arte como ferramenta.
Parabéns ao Professor CRISTIANO e a todos os estudantes pelo trabalho e criatividade!

domingo, 24 de maio de 2009

EM BREVE A POSSE E PRIMEIRA REUNIÃO DO CONSELHO ESCOLAR

COMUNICADO :
No DIA 29 de Maio relizar-se-á a primeira reunião do Conselho Escolar.

EM BREVE NOTÍCIAS SOBRE A UNIDADE EXECUTORA CAPELÃO FREI ORLANDO

No dia 19 de maio realizamos a Assembléia Geral para constituição da Unidade Executora Capelão Frei Orlado. A reunião com todos os segmentos, bem como a eleição da Diretoria e Conselho Deliberativo e Conselho Fiscal.
Participam da unidade executora desta escola, representantes de pais, alunos, professores, funcionários e gestores.

sexta-feira, 22 de maio de 2009

PROFESSORES, ALUNOS, FUNCIONÁRIOS E NÚCLEO GESTOR PARTICIPAM DE PALESTRA EM PRIMEIROS SOCORROS





O enfermeiro Joadson do Grupo Socorro de Urgência de Canindé – GSU ministrou palestra na escola no dia 12 de maio. Os temas de trabalhos desenvolvidos abordaram o que são primeiros socorros e outras informações e práticas de atendimento em acidentes e outros agravos à saúde.
Um pouco das informações e orientações realizadas...
O que são Primeiros Socorros?
Como o próprio nome sugere, são os procedimentos de emergência que devem ser aplicados à uma pessoa em perigo de vida, visando manter os sinais vitais e evitando o agravamento, até que ela receba assistência definitiva.
Quando devemos prestar socorro?
Sempre que a vítima não esteja em condições de cuidar de si própria.
Quais são as primeiras atitudes?
Geralmente os acidentes são formados de vários fatores e é comum quem os presencia, ou quem chega ao acidente logo que este aconteceu, deparar com cenas de sofrimento, nervosismo, pânico, pessoas inconscientes e outras situações que exigem providências imediatas.
Quando não estivermos sozinhos, devemos pedir e aceitar a colaboração de outras pessoas, sempre se deixando liderar pela pessoa que apresentar maior conhecimento e experiência.
Se essa pessoa de maior experiência e conhecimento for você, solicite a ajuda das demais pessoas, com calma e firmeza, demonstrando a cada uma o que deve ser feito, de forma rápida e precisa.
Apesar da gravidade da situação devemos agir com calma, evitando o pânico.
Transmita confiança, tranqüilidade, alívio e segurança aos acidentados que estiverem conscientes, informando que o auxílio já está a caminho.
Aja rapidamente, porém dentro dos seus limites.
Use os conhecimentos básicos de primeiros socorros.
Às vezes, é preciso saber improvisar.

ESCOLA PROFISSIONAL VIVENCIA MOMENTO ECUMÊNICO DE PÁSCOA





A programação direcionada á reflexão da Páscoa teve sua culminância no final da tarde, no pátio da escola, onde estiveram reunidos os alunos, professores, funcionários e núcleo gestor, para celebração de um momento ecumênico; preparado a partir da reflexão do evangelho retratando a passagem do Evangelho de LUCAS falando da ressurreição de Cristo. Ainda na reflexão do evangelho compartilhada pela professora Dora o entendimento sobre Páscoa como mudança de vida, transformação de novos significados e processo de mudanças compartilhado na vida das pessoas em todas as instâncias da vida.
Os estudantes participaram com muita intensidade com apresentação de coral, acompanhamento musical e teatro desenvolvido ilustrando o texto do evangelho participação dos alunos do 9º ano com a orientação do professor Magno Calixto.

DINÃMICA DE PÁSCOA: GESTO CONCRETO DE AMIZADE COM TROCA DE CHOCOLATES





Em 12 de Maio, a Escola iniciou sua rotina com a iniciativa dos professores e do núcleo gestor, com o objetivo de integrar ainda mais os estudantes e fortalecer o espírito da Páscoa, realizando a dinãmica de troca de chocolates. Em cada turma, o momento foi conduzido por um grupo de professores.Os alunos tiveram participação intensa, por meio de reflexões, dirigindo mensagens de amizade ao amigo escolhido.Foi um momento de muita emoção e interação!!

ALUNOS PARTICIPAM DO 1º SEMINÁRIO REGIONAL DE CULTURA AFRO-BRASILEIRA





Os estudantes das turmas de 1º e 9º ano da Escola Estadual de Educação Profissional Capelão Frei Orlando, Francisca Neiliane Santos Oliveira, Aline Inácio de Carvalho, Brenda Kessia da Silva e Luciana Rodrigues da Silva, Amanda Mendonça Menezes, Francisca Valdelice da Costa Forte, Rael Ângelo da Silva Freitas, Graciele Gomes Sousaparticiparam, juntamente com o Professor Cristiano Pinheiro do 1º Seminário Regional de Cultura Afro-Brasileira, realizado nos dias 13 e 14 de maio, no Espaço Cultural Frei Venâncio.Na oportunidade o professor Magno Calixto apresentou dança africana com a participação de alunos que vivenciaram com muita satisfação a vertente artística do evento.

segunda-feira, 11 de maio de 2009

HOMENAGEM DO DIA DAS MAẼS – PROFESSORAS E FUNCIONÁRIAS

Professores, Núcleo gestor e Funcionários se reunem para homenagear as maẽs da escola Profissional em um momento de muita emoção em que cada membro da escola homenageou uma mãe e juntos cantaram ANDEI POR TODOS OS JARDINS. Lindo!!!

PRIMEIRO ENSAIO DA QUADRILHA DA ESCOLA PROFISSIONAL




Neste dia 11 de Maio teve início os primeiros ensaios da quadrilha que será uma das atrações do nosso arraiá junino que promete ser uma festança com a participação da comunidade escolar, comunidade externa, pais de alunos e muitos outros convidados que participarão de atividades visando o resgate da cultura das festas juninas. Nossa quadrilha participará ainda do festival de quadrilhas como uma pioneira de Escola Profissional.
A quadrilha tem como coordenadores os professores Alessandro e Jerusiana.

TURMAS DE INFORMÁTICA A e B PARTICIPAM DE OLIMPÍADA DO CONHECIMENTO

Os estudantes do curso de informática participaram da Olimpíada do Conhecimento no dia 06 de Maio. A olimpíada foi nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática com questões estruturadas a partir de descritores do SPAECE em Leitura, Escrita e Raciocínio Lógico. Os estudantes PEDRO LUCAS SARAIVA FREITAS e JULIANA SILVA SOUSA obtiveram as maiores médias globais e receberam da direção da escola Bolsa Integral no Curso de Informática da empresa META INFORMÁTICA e NET WORLD INFORMÁTICA.
PARABÉNS AOS ESTUDANTES pela conquista através do conhecimento!

AULA DE TESE COM PROFESSOR MIGUEL, CRISTIANO E ALESSANDRO




A aula de TESE foi um momento marcante na chegada de Professor de Espanhol Miguel em nossa escola. Muita reflexão e busca de significados da vida em família e sociedade compartilhada com a emoção dos estudantes.
Ainda neste espaço homenagens a professora Esperanza que muito colaborou em nossa escola durante todo início de caminhada.

ESTUDANDO RAZÃO E PROPORÇÃO NO COTIDIANO








Professora Márcia Roberta com muito dinamismo trabalha as aulas de matemática demonstrando a aplicabilidade da matemática no cotidiano e os estudantes se envolvem com muita criatividade e conhecimento demonstrando o aprendizado vindo dos cálculos aplicado no cotidiano. Com materiais e recursos do cotidiano doméstica a professora demonstrou que matemática se aprende com a prática e que uma boa aula se constrói com o envolvimento dos estudantes como maneira de superar os desafios presentes no aprendizado com criatividade e interdisciplinaridade.

MOMENTO FESTIVO COM AS MÃES DOS ESTUDANTES NA ESCOLA














No dia 09 de Maio, sábado, realizamos um momento de homenagens as mães dos estudantes no qual a programação foi bastante diversificada e atrativa. A programação contemplou música ao vivo com a participação de integrantes da banda beijo molhado, grupo de forró pé de serra com animação do professor Magno Calixto, brincadeiras e jogos com as mães dirigidas pelo professor de Educação Física Jean Fred, apresentação musical com professor Magno e aluno do 9º ano, entrega de rosas as MÃES e um gostoso jantar, além de sorteio de presentes e comemoração de aniversariantes.
O momento foi bonito e animado, contando ainda com a presença de representantes da CREDE, Lourdirene Sá e terezinha Jucá.
As mães participaram intensamente de todo o momento. Foi lindooooo!