sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mais algumas fotos da capacitação para diretores em Fortaleza

Filosofia da TESE é aprofundada em capacitação na cidade de Fortaleza!

Diretora Taylana participa de capacitação para diretores em Fortaleza!






Vejam algumas fotos deste encontro...

SEMANA PEDAGÓGICA COMEÇARÁ DIA 02/03/2009 NAS DEPENDÊNCIAS DA ESCOLA FREI POLICARPO NOS TURNOS: MANHÃ E TARDE.

A coordenação da EEEP Capelão Frei Orlando comunica que a semana pedagógica terá início segunda feira, a partir das 7:00h, na EEFM Frei Policarpo. É de extrema importância a participação de todos que compõem esta instituição de ensino, seja na esfera municipal ou estadual.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

INSTRUMENTAL QUE FOI UTILIZADO NO SEMINÁRIO DE APRESENTAÇÃO DA "TESE"NO AUDITÓRIO DA ESCOLA FREI POLICARPO.

CONVITE PARA PROCESSO DE ADESÃO PARA A COMPOSIÇÃO DA EQUIPE DE

PROFESSORES DA EEEP CAPELÃO FREI ORLANDO


Caros professores e professoras,

A Secretaria da educação do Estado do Ceará, através da 7ª Coordenação regional de
desenvolvimento da educação – 7ª CREDE convida-os a participarem do processo de adesão para
composição da equipe de professores da EEEP Capelão Frei Orlando.

Neste sentido, segue-se um conjunto de informações que embasarão cada professor e professora

Neste processo de adesão. Além da descrição de como será organizado o processo.

Torne-se um professor ou professora da EEEP. Este é um instigante desafio para os educadores.



1 – O que é a EEEP?

É uma escola que fará a articulação do ensino médio com a educação profissional. Esta tarefa se
coloca como um novo desafio para a rede estadual de ensino médio do Ceará. Constitui-se de
uma estratégia para dar efetividade a uma necessidade e anseio dos jovens: vinculação entre a
educação escolar, o trabalho e as práticas sociais.


2 – Qual é o plano de implantação e expansão da EEEP?

Em 2008, foram implantados 25 EEEP. Seis destas distribuídos no município de Fortaleza
e 19 no interior do Estado, cada um na jurisdição de uma Coordenadoria a Regional de
Desenvolvimento da educação - CREDE. Estes estão situados nos municípios de Pacatuba,
Itapipoca, Bela Cruz, São Benedito, Sobral, Santa Quitéria, Redenção, Pacajus, Tabuleiro do
Norte, Jaguaribe, Quixadá, Crateús, Senador Pompeu, Tauá, Iguatu, Cedro, Barbalha, Crato e
Brejo Santos.

No plano de expressão está prevista a implantação de 25 novas EEEP em 2009 e 49 em 2010,
totalizando nos três anos 99 EEEP.


3 – Como se dará, na EEEP, a articulação do ensino médio com a educação profissional?

Esta articulação pode ser garantida através de três modalidades: integrada, concomitante e
subseqüente. Na EEEP, será priorizada a modalidade integrada. Esta, conforme o Decreto
Federal nº 5.154, pode ser oferecida somente a quem já tenha concluído o ensino fundamental.
Devendo os cursos serem planejados de modo a conduzir o aluno à habilitação profissional
técnica de nível médio, na mesma instituição de ensino, contando com matrícula única para cada
aluno. A base curricular deve constituir-se de forma unitária combinando a formação geral,
científica e cultural com a formação profissional dos educandos. Para dar conta desta tarefa, os
cursos a serem oferecidos na EEEP serão desenvolvidos em 03 anos, sendo um ano e meio em
tempo integral, além do estágio supervisionando que acontecerá no contrato a partir do 4°
semestre.




4 - Como será constituída a oferta educacional na EEEP Frei Orlando?

Ⅰ – Ensino médio integrado a educação profissional: considerando o contexto dos arranjos
Produtivos e das vocações locais e regionais, optou-se pelo curso de informática,
Turismo e Comércio.

II – e- Jovem: curso de qualificação profissional em informática, cuja oferta será direcionada a
alunos egressos do ensino médio da EEEP e de outras unidades escolares da rede pública
de ensino médio.

III – Prevest: ação complementar de apoio à continuidade dos estudos, cuja oferta será
direcionada a alunos do 3º ano e egressos do ensino médio da rede pública.

IV – Outras possibilidades.


5 – Quais são os princípios básicos da EEEP?

Uma grande referência para implantação da EEEP tem sido experiência do programa de
Desenvolvimento dos Centros de Ensino Experimental – PROCENTRO de Pernambuco. Desta
experiência estamos nos apropriando, especialmente, de sua filosofia de gestão denominada
TESE – tecnologia Empresarial Sócio-educacional – que está servindo de base para definição
dos princípios básicos da EEEP, tais como:

I – Protagonismo juvenil: protagonismo vem do grego e, literalmente, significa lutador
principal. O cerne do protagonismo na EEEP é a participação ativa e construtiva do jovem
na vida da escola. portanto, o jovem como partícipe em todas as ações da escola e
construtor do seu projeto de vida. Neste sentido, a Equipe da EEEP ( núcleo gestor,
professores e demais servidores ) deve criar condições para que o jovem possa vivenciar e
desenvolver suas competências: cognitiva ( aprender a aprender ); produtiva (aprender a fazer);
relacional (aprender a conviver); e pessoal (aprender a ser)

II – Formação continuada: a articulação com a educação profissional e o protagonismo
juvenil tornam a formação continuada, especialmente do professor, uma exigência ainda
maior na EEEP. Isto implica numa disposição dos educadores para um processo contínuo
de aperfeiçoamento profissional e de compromisso com seu auto desenvolvimento.

III - Atitude empresarial: isto significa, essencialmente, o foco no alcance dos objetivos e
resultados pactuados. A EEEP deve ser eficiente nos processos, métodos e técnica de
ensino e aprendizagem e eficaz nos resultados.

IV - Co-responsabilidade: educadores, pais, alunos, SEDUC e outros parceiros
comprometida com com a qualidade do ensino e da aprendizagem, garantindo a eficiência nos
processos e a eficácia nos resultados.

V – Replicabilidade: constitui-se numa das características da pesquisa científica, ou seja, toda
investigação deve poder ser integralmente reproduzida. Neste sentido, a filosofia servir de
referência para as demais escolas da rede estadual.




6 – Quais os desafios metodológicos que a articulação com a educação profissional impõe para
a EEEP?

O grande desafio é articular teoria e prática. Considerando, nesta respectiva, o saber científico
e o saber tácito que advém das experiências coletivas e individuais dos estudantes; a articulação
entre parte e totalidade de forma a permitir uma sintonia entre todos os componentes
curriculares, tanto da formação geral, quanto da especifica; e o rompimento com a dualidade
propedêutico e e profissional através da efetivação de uma base curricular unitária.

Neste sentido, é importante ressaltar que a educação integral não se fez sem adesão de gestores
e de professores encarregados da formação geral e da formação especifica. É preciso discutir e
elaborar coletivamente, as estratégias acadêmico-científicas de integração, o processo de ensino
aprendizagem e uma constante atualização curricular.

DIRETORA DA ESCOLA PROFISSIONAL CAPELÃO FREI ORLANDO, PARTICIPA DE CAPACITAÇÃO SOBRE A "TESE" EM FORTALEZA

A Diretora da EEEP CAPELÃO FREI ORLANDO, Maria Taylana Queiroz Martins, está participando de uma capacitação sobre a filosofia da “TESE” em Fortaleza. Em breve ela irá repassar toda a proposta para sua equipe.

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

Selecionados Para a EEEP Capelão Frei Orlando

Relação dos Professores que iniciarão os trabalhos na EEEP Capelão Frei Orlando.



Língua Portuguesa - Flávia Maria Ramalho Martins - 88 Pontos
Arte e Educação - Isaias Gomes do Nascimento - 57 Pontos
Inglês - Francisco Ademildo Alves de Araújo - 100 Pontos
Espanhol - Esperanza Hernandes Castillejos - 80 Pontos
Biologia - Rogério Lucio Bezerra - 100 Pontos
História - Francisco Cristiano Silva Pinheiro - 94 Pontos
Geografia - Francisco Nicodemos de Vasconcelos - 96 Pontos
Sociologia - Alessandro Jucá Cunha - 77 Pontos
Filosofia - Karlinda Cidio Coelho - 71 Pontos
Educação Física - Jean Fred Pitombeira Maia - 94 Pontos
Matemática - Francsico de Assis Bento da Silva - 93 Pontos
Física - Maria das Dores Rocha de Sousa - 98 Pontos
Química - Antônia Jeruziana Sousa Colares - 89 Pontos

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

PERFIL DO EDUCADOR DA ESCOLA PROFISSIONAL

INOVADOR

LÍDER

COMPROMETIDO

PARTICIPATIVO

COMUNICATIVO

BOM NAS RELAÇÕES INTERPESSOAIS

ÉTICO

HUMILDE

DISCIPLINADO

OBSERVADOR

FLEXÍVEL

EMPREENDEDOR

HUMANO

OUSADO

CONFIANTE

DISPONÍVEL

ABERTO ÀS DIFERENÇAS

PROFISSIONAL QUALIFICADO

CHEIO DE EMPATIA

SOLIDÁRIO

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

COMO SE DEFINE A PALAVRA COMÉRCIO?

Comércio
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Um estande de frutas em um mercado.O comércio baseia-se na troca voluntária de produtos. As trocas podem ter lugar entre dois parceiros (comércio bilateral) ou entre mais do que dois parceiros (comércio multilateral). Na sua forma original, o comércio fazia-se por troca direta de produtos de valor reconhecido como diferente pelos dois parceiros, cada um valoriza mais o produto do outro. Os comerciantes modernos costumam negociar com o uso de um meio de troca indireta, o dinheiro. É raro fazer-se troca direta hoje em dia, principalmente nos países industrializados. Como consequência, hoje podemos separar a compra da venda. A invenção do dinheiro (e subsequentemente do crédito, papel-moeda e dinheiro não-físico) contribuiu grandemente para a simplificação e promoção do desenvolvimento do comércio.

A maioria dos economistas aceita a teoria de que o comércio beneficia ambos os parceiros, porque se um não fosse beneficiado ele não participaria da troca, e rejeitam a noção de que toda a troca tem implícita a exploração de uma das partes. O comércio, entre locais, existe principalmente porque há diferenças no custo de produção de um determinado produto comerciável em locais diferentes. Como tal, uma troca aos preços de mercado entre dois locais beneficia a ambos.

Sinais empíricos do sucesso do comércio podem surgir quando se compara países como a Coreia do Sul - que adota um sistema de comércio livre quase sem restrições - e a Índia - que segue uma política mais proteccionista. Países como a Coreia do Sul tiveram um desempenho bastante melhor (se medido por critérios económicos) do que países como a Índia, ao longo dos últimos cinqüenta anos.

O comércio mundial é regulamentado pela Organização Mundial de Comércio.

O comércio pode estar relacionado à economia formal, legalmente estabelecido, com firma registrada, dentro da lei e pagando impostos, ou pode ainda estar relacionado à economia informal, que são as atividades à margem da formalidade, sem firma registrada, sem emitir notas fiscais, sem pagar imposto.

O QUE É INFORMÁTICA ?

Informática
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Chama-se generico informática ao conjunto das ciências da informação, estando incluídas neste grupo: a ciência da computação, a teoria da informação, o processo de cálculo, a análise numérica e os métodos teóricos da representação dos conhecimentos e de modelagem dos problemas.

O termo informática, sendo dicionarizado com o mesmo significado amplo nos dois lados do Atlântico [1], assume em Portugal o sentido sinônimo de ciência da computação enquanto que no Brasil é habitualmente usado para referir especificamente o processo de tratamento da informação por meio de máquinas eletrônicas definidas como computadores.

O estudo da informação começou na matemática quando nomes como Alan Turing, Kurt Gödel e Alonzo Church, começaram a estudar que tipos de problemas poderiam ser resolvidos, ou computados, por elementos humanos que seguissem uma série de instruções simples de forma, independente do tempo requerido para isso. A motivação por trás destas pesquisas era o avanço durante a revolução industrial e da promessa que máquinas poderiam futuramente conseguir resolver os mesmos problemas de forma mais rápida e mais eficaz. Do mesmo jeito que as indústrias manuseiam matéria-prima para transformá-la em um produto final, os algoritmos foram desenhados para que um dia uma máquina pudesse tratar informações. Assim nasceu a informática.

DEFINIÇÃO DE TURISMO

Turismo
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


Símbolo popular para designar o termo "Turismo".Embora não haja uma definição única do que seja Turismo, as Recomendações da Organização Mundial de Turismo/Nações Unidas sobre Estatísticas de Turismo[1], o definem como "as atividades que as pessoas realizam durante suas viagens e permanência em lugares distintos dos que vivem, por um período de tempo inferior a um ano consecutivo, com fins de lazer, negócios e outros."

Turista é um visitante que desloca-se voluntáriamente por período de tempo igual ou superior a vinte e quatro horas para local diferente da sua residência e do seu trabalho sem, este ter por motivação, a obtenção de lucro.